sexta-feira, 8 de julho de 2011

Testemunhas de Jeová e o Holocausto. Querem esquecer deles?

Uniforme usado por Testemunhas de Jeová nos campos de concentração. Em destaque o triângulo roxo.

Triângulo Roxo era o símbolo identificador dos adeptos da religião Testemunhas de Jeová nos campos de concentração Nazi. Fazem parte das vítimas amiúde esquecidas do Holocausto.

Em 1933, ano em que foi assinada uma concordata em que a Alemanha nazi, de Hitler lançou uma campanha para aniquilar as Testemunhas de Jeová. No ano de 1935 elas estavam proscritas em toda nação ariana. Quando Hitler assumiu o poder disse em uns de seus discursos: "Esses chamados Fervorosos Estudantes da Biblia, que são pertubadores;...considero-os charlatães, não os tolerarei, por suas arrogantes denúncias aos católicos alemães e ao estado de direito por isso os dissolvo para sempre da Alemanha." Depois disto o estado Nazista desencadeou uma das mais bárbaras perseguições contra cristãos já registrada na História. Milhares de Testemunhas de Jeová na Alemanha, Áustria, Polônia, Tchecoslováquia, Países Baixos e França, dentre outros, foram lançados em campos de concentração.

Tratamento

Nos campos de concentração, as Testemunhas de Jeová precisavam explicar a outros prisioneiros o fato de estarem naquele local, já que muitos deles eram alemães, e não se enquadravam nos perfil dos outros presos: judeus, polacos, ciganos e homossexuais. A questão era a neutralidade política e militar que, segundo sua convicção e ensino, era de suma importância. "A Obediência a Jeová e a seu filho Jesus Cristo nos compele a nos abster de qualquer ideologia política, nosso reino já tem um Rei e entronizado".

Por esse símbolo (Triângulo Roxo) as Testemunhas de Jeová eram identificadas no campo de concentração.

No entanto, eram conhecidos como pessoas de boa moral e cumpridores da lei. Para muitos parecia um paradoxo: se não obedeciam as leis nazistas vigentes como poderiam ser bons cidadãos? Sua resposta era: "Dar a Cesar o que é de César, mas dar a Deus o que é de Deus". Acreditando neste conceito muitos foram brutalmente torturados e mortos pelo regime nazista.

Nos campos eles eram identificados por triângulos roxos. As Testemunhas de Jeová, diferentemente dos outros prisioneiros, podiam renunciar sua fé, pois era apenas ideológica, mas nem por isso perderam sua coragem e suas convicções. Por amor ao seu Deus, deram um grande exemplo de neutralidade. Homens e mulheres, crianças e idosos, sobreviventes ou mortos acreditam que estão na memória de seu Deus Jeová.-Livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus


Se desejar saber mais sobre o tratamento recebido pelas Testemunhas de Jeová e outros durante o regime nazista na Alemanha, também poderá visitar o Museu do Holocausto em Washington (DC). Verá centenas de relatos de Testemunhas, mesmo alemãs, que foram perseguidas e mortas pelos nazis.

Você quer saber mais?

http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Testemunhas_de_Jeov%C3%A1_e_o_Holocausto

http://www.tiosam.org/?q=Tri%C3%A2ngulo_roxo

http://www.tiosam.org/?q=Holocausto

4 comentários:

  1. Para saber sobre a discriminação que as Testemunhas de Jeová fazem com ex adeptos e os fundamentalismos que levam pessoas a morrer e não receber transfusão de sangue acessem:

    http://extestemunhasdejeova.net/forum/portal.php

    http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Professor Pascoal.
    Estudei um pouco sobre as Testemunhas de Jeová, mas têm diversos pontos no qual possuo dúvidas. Vou lêr em seus trabalhos para entender melhor o caso.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  3. Leandro, esse seu artigo oferece um pouco mais de luz para um melhor entendimento do quão aterrador foi o Nazismo para as liberdades individuais e para a civilização humana em geral.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de saber mais sobre esse acontecimento,porem fico triste em ver que tantas pessoas inocentes morreram,apenas por não renunciarem sua fé,e não aceitar pegar em armas.Se acaso ocorrer outro holocausto desse,mais de 7Milhoes de testemunhas de jeova continuaram firmes em defender sua fé,permanecendo integros a Jeova,como alguns ja assim fazem ao sofrer esse tipo de perseguição.Jeova trara a recompensa a todos.

    ResponderExcluir

Para você que visitou o meu blogue, e compartilhou de seu conhecimento nesse espaço. Contribuindo com o crescimento do Construindo História Hoje. O meu muito obrigado, por fazer parte desse humilde projeto, que busca levar de forma simples e objetiva o entendimento dos acontecimentos historicos.
Cordialmente,
Leandro Claudir

Para usted que ha visitado mi blog, y compartió sus conocimientos en esta área. Contribuir al crecimiento de la construcción de la Historia de Hoy. Mi gracias por ser parte de este proyecto humilde, que trata de tener una comprensión simple y objetiva de los acontecimientos históricos.
Atentamente,
Leandro Claudir

For you who visited my blog, and shared his knowledge in this area. Contributing to the growth of the Building History Today. My thank you for being part of this humble project, which seeks to take a simple and objective understanding of historical events.
Sincerely,
Leandro Claudir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...