terça-feira, 10 de julho de 2012

Conhecendo a Wehrmacht

 Foto: Documentário The Wehrmacht  2007.
A Wehrmacht , conhecida como "Força de Defesa e resistência alemã", o nome do conjunto das forças armadas alemãs durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 e abrangia o Exército, Marinha e a Força Aérea e tropas das Waffen-SS (que apesar de não serem da Wehrmacht, eram frequentemente dispostas junto às suas tropas). Foi criada para substituir a Reichswehr, criada em 1921 após o fim da I Guerra Mundial. 

No transcorrer de dez anos de sua existência, cerca de 18 milhões de soldados serviram na Wehrmacht. Perto de 5,3 milhões morreram
durante a II Guerra Mundial. O número de soldados e oficiais desaparecidos ou mortos nos campos de concentração, principalmente soviéticos, nos anos posteriores ao fim da guerra, é desconhecido.

Straight-armed Balkenkreuz, uma versão estilizada da Cruz de Ferro, o emblema da Wehrmacht. (Imagem: Documentário The Wehrmacht  2007.)

Quando o presidente Paul Hindenburg faleceu em 2 de agosto de 1934, todos os oficias e soldados das forças armadas da Alemanha fizeram um juramento de lealdade a Adolf Hitler. Em 1935, a Alemanha começou a desprezar deliberadamente as restrições do Tratado de Versalhes, e o alistamento foi iniciado em 16 de março de 1935.

A lei de alistamento trouxe o novo nome Wehrmacht, cujo símbolo seria uma versão estilizada da Cruz de Ferro. A existência da Wehrmacht foi oficialmente anunciada em 15 de outubro de 1935. Acredita-se que o número de soldados que nela serviram durante sua existência de 1935 a 1945 seja perto de 18,2 milhões.

Depois da derrota alemã na II Guerra Mundial, e a rendição incondicional em 7 de maio de 1945 a Alemanha foi proibida de constituir forças armadas. Uma nova força armada alemã só foi elaborada nos anos da Guerra Fria.

Você quer saber mais? 




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...