terça-feira, 26 de junho de 2012

Campos de concentração nos Estados Unidos. PARTE IV. O fim da humilhação e desrespeito com seus próprios cidadãos.


Planta do Campo de Concentração de Manzanar.

A princípios de 1943, DeWitt já não contava com credibilidade no Departamento de Guerra, e foi relevado do controle no Comando Oeste. No seu reporte final, DeWitt assegurou que a evacuação forçosa dos japoneses para campos fora necessária, pois assegurou ter recebido centos de reportes sobre aparições de luzes na costa e transmissões de rádio de origem desconhecida. Hoover mofou-se da Divisão de Inteligência Militar de DeWitt, pois mostrava "histeria e falta de julgamento".

Contudo, não foi até a primavera de 1944 que o Departamento de Guerra recomendou a dissolução dos campos ao Presidente Roosevelt. Contudo, devido a que esse ano Roosevelt buscava a reeleição, a decisão foi adiada.

Assim, na primeira reunião de gabinete depois da reeleição de Roosevelt, decidiu-se soltar
todos os evacuados que demonstraram ser leais. Mas esta decisão tardou um ano em ser executada completamente.

À saída, os evacuados receberam um boleto de comboio e 25 dólares.

O governo norte-americano ofereceria compensações às vítimas a partir de 1951, mas desculpar-se-ia somente em 1988, afirmando que a concentração de prisioneiros se deveu a "os prejuízos raciais, a histeria bélica e a deficiência do liderado político". O Presidente Ronald Reagan assinou ademais uma ata na que oferecia 20 mil dólares às vítimas sobreviventes.

 Vista aérea oblíqua do Campo de Concentração (ou Realocação) de Heart Mountain.

Durante a guerra, muitos norte-americanos descendentes de japoneses perderam todas as suas posses, pois as suas poupanças foram confiscadas pelo governo ao serem considerados "propriedade inimiga". Estima-se que se perderam uns 400 milhões de dólares desta maneira, mas depois da guerra, o governo apenas devolveu 40 milhões. Contudo, estas devoluções ocorreram muitos anos depois do ataque a Pearl Habor. No caso dos clientes do Yokohama Specie Bank, banco norte-americano de origem japonesa, os depositantes não receberam as suas poupanças até 1969, quando a Corte Suprema falhou ao seu favor, especificando que a devolução devia ser realizada sem interesses e ao troco pré-guerra.

Uma das unidades mais condecoradas durante a guerra foi o 442º Equipo de Regimento de Combate, integrado por japoneses-norte-americanos. Em total recebeu sete Citações Presidenciais da Unidade, uma Medalha de Honra, 47 Cruzes por Serviço Distinguido, 350 Estrelas de Prata, 850 Estrelas de Bronze e de 3600 Corações Púrpura. Contudo, em alguns casos, a família de um soldado podia encontrar-se nos campos.

Você quer saber mais? 









LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...